[ENTREVISTA] 'Por conta própria há 3 anos' Jay Park "ainda tem um longo caminho a percorrer"

3 comentários

Os últimos 3 anos de Jay Park foram muito especiais. O conflito com sua ex-agência, que causou tumulto, e o 2PM...
Parecia ser um obstáculo difícil de superar e uma marca que não poderia ser facilmente retirada, mas Jay Park foi forte. Ele não confrontou as flechas no ar e treinou a si mesmo. Essa força e fé completaram Jay Park como artista em 3 anos, ou menos que isso. Ninguém mais lembra do 2PM ao olhar para este homem que tem dois nomes, Jay Park e Park Jae Bum. Ele é chamado de Jay Park, músico de hip-hop que ama rap e break dance mais do que ninguém.



Suas tatuagens são esplêndidas.
-Elas significam dança, música, família, fãs e a vontade de dar o meu melhor. Também tenho um desenho de mim mesmo. O leão no lado esquerdo do meu peito é a expressão da minha vontade de ser alguém com um "coração forte". Quer dizer, "não seja fraco em nenhuma circunstância, seja confiante e não se importe com os outros".

Parece que você tem se virado sozinho tendo essas convicções durante esses 3 anos. Como você pensa ao olhar pra trás vendo o seu passado?
-É emocionante. Eu pude chegar até aqui graças a todas essas coisas. Aprendi muito como cantor e eu não seria capaz de fazer música sem essas experiências. É como uma redescoberta de mim mesmo. Eu não sabia para onde ir quando comecei como artista solo, mas aprendi de uma forma calma e ordenada e comecei a perceber "eu gosto disto, posso fazer rap desse jeito, posso dançar de tal maneira". Fiz tudo como eu sentia e, finalmente, acho que começo a ter essa sensação.



O que o 2PM significa para Jay Park agora?
-Foi uma experiência boa e eles parecem bem por estarem indo bem agora. Como sempre, não tenho sentimentos ruins sobre eles.

Sua carreira solo está dentro dos limites do estilo hiphop. Há algum motivo especial por tê-lo aderido?
-Hiphop sou eu mesmo. Eu cresci ouvindo hiphop e R&B desde jovem, e não consigo viver sem isso. Sou faminto por música. Não consigo mesmo fazer nada quando me dizem pra fazer isso ou aquilo.

A maioria das canções que você lançou são compostas por você mesmo. Fazer rap em coreano não seria fácil pra você por ter vivido na América por um longo tempo.
-Não foi fácil no começo, mas tenho melhorado. Estou escrevendo em inglês e coreano. Escrever letras está se tornando mais interessante para mim já que escrevo mais. Eu as anoto muito rápido quando novas ideias me batem.



Quais das suas músicas te fazem sentir mais orgulhoso?
-Estou orgulhoso de todas as músicas que fiz. Me senti como se estivesse voando quando meu primeiro álbum, o qual escrevi as letras e produzi, foi muito bem vendido. Ao escutar minhas músicas, há uma grande diferença entre as que eu fiz naquela época e as que eu terminei recentemente. Ao ver que melhorei bastante, me sinto muito orgulhoso de mim mesmo.

Se assumirmos que o artista finalizado/completo é "100", em que nível você acha que está?
-Em cerca de "65" eu acho. Ainda tenho que desenvolver minhas habilidades em todas as partes. No começo eu colocava mais ênfase na dança, mas agora tenho desejo pelas expressões das letras. Faço isso há 3 anos agora, ainda tenho um longo caminho a percorrer em geral.

Na maioria da vezes, de onde você tira inspiração para criar?
-Eu escuto muita música. Não conseguia escutar muita música quando eu era um ídolo por causa dos treinos e agendas. Depois de me tornar artista solo, o que eu escuto mais é hiphop. Eu usava um dicionário para escrever as letras devido ao meu nível fraco de coreano, então demorou muito tempo para eu escrever rap, principalmente. Agora eu tento expressar o melhor com as palavras que eu conheço. Demora um dia quando eu escrevo rápido e leva semanas quando isso não funciona bem.



Recentemente você escreveu o rap para 'Unbreakable' do Kim HyunJoong.
-Eu trabalhei muito contente porque Kim HyunJoong me quis pessoalmente. Me sinto bem porque o resultado saiu muito bom.

Você se sente bem quando outros artistas te pedem para escrever canções?
-Me sinto muito mais do que orgulhoso. Me faz sentir bem porque os artistas veteranos ou colegas me reconhecem bem. Eles não conseguiam me notar direito quando eu estava no 2PM porque eu era apenas o membro de um grupo, mas agora eu me apresento em concertos na cena underground muito frequentemente e sou bem reconhecido. É bom.

Como você aparece no SNL Korea como membro fixo, você adquiriu uma imagem que é boa em ser sexy.
-É bom porque muitas pessoas gostam. Gostam mais disso do que da minha música. Me dizem que estão aceitando muito bem o SNL sem mencionarem minhas músicas. Me sinto triste mas não estou longe dessa imagem. Gosto disso porque nunca houve um programa como o SNL na Coreia. O primeiro na história? Eu curto isso.

Qual é a sua meta para o futuro?
-Eu quero encontrar (em mim) um artista legal/inovador que cause um grande impacto na indústria musical. Primeiro, quero produzir muito bem o meu segundo álbum pra que ele seja avaliado como uma obra-prima. Depois disso, quero pensar sobre isso nos Estados Unidos (seus pais estão vivendo em Seattle agora). Quero fazer muitas canções em inglês assim como canções de K-Pop à parte da minha estreia nos Estados Unidos.



Por último Jay Park deixou um pedido: "A maioria das pessoas escutam a música depois que já gostam do artista, mas quero que seja ao contrário. Espero que as pessoas gostem do artista porque eles gostam das músicas dele" e "Espero que os verdadeiros artistas sejam bem reconhecidos e eu iria gostar muito se eles ganhassem mais reconhecimento".

Ele não poderia dizer isso se não tivesse fé e uma paixão óbvia pela música em sua alma. É por isso que a lealdade de seu fandom é forte e o alcance dele está se ampliando. Jay Park já está se tornando ídolo de muitos integrantes de grupos ídolos de K-Pop.


Fonte: KR>ENG @maybeejay em gowithjay @ Tumblr
TRAD: ENG>PT Rach~ @ Jay Park Brasil
author

Author : Cmonfrozen

Etiam mollis nec lacus ut tempus. Donec justo nisi, molestie nec hendrerit et, sagittis vel felis. Aliquam porttitor turpis quis ultrices ultrices. Integer vitae massa sapien

3 comentários:

  1. Jay sempre tão forte e inovador, com certeza é minha motivação a sempre melhorar!
    Obrigado por traduzir, o site está ótimo!
    Chu~~ Fighting! ^^

    ResponderExcluir
  2. Tu é o cara, gosto muito de todas suas musicas e estilo e como te posiciona e maneira de ver e pensar as coisas continue assim sucesso.

    ResponderExcluir