Perfil e Biografia

Nome Coreano: Park Jae Beom (박재범)
Nome americano: Jay Park
Outros nomes: JayBum, Jay-Bum, JaeBum, JaeBeom
Apelidos: Fresh Beezy, J-Bum, Jaebummie, Jaebi (재비)
Idade: 26 anos
Aniversário: 25/04/1987
Cidade natal: Seattle, WA
Altura: 1,72 Peso: 61kg
Tipo sanguineo: A
Religião: Cristã
Linguas: Inglês e coreano
Formação: Universidade de Dankook
Familia: Pai, mãe e irmão mais novo
Animais: Um cão chamado Peatry
Comida favorita: Pizza, Hamburguers, Choco Chex, Smoothie King protein shake (Uma especie de milkshake de proteina).
Artistas favoriros: Usher, Musiq, Drake, Eminem, Ginuwine, Jay-Z, Nas, Tupac, Dr. Dre, Canibus, Justin Timberlake, AOM, Skill Methods Crew, Massive Monkees crew, Andrew Baterina, Keone Madrid, Lyle Beniga, Shaun Evaristo, Ian Eastwood, Twitch. Pre Debut

PRE DEBUT
Jay Park, também conhecido como Park Jaebeom (박재범), nasceu em abril de 1987 e foi criado em Edmonds, Washington, Estados unidos. Como um jovem coreano-americano, ele mostrou grande interesse em hip hop e no break (a dança), particularmente. Entrou para o grupo Art of Movementet (AOM) baseado em Seattle durante a epoca do colégio. Em 2004 ele fez sua audição como rapper e dançarino para JYP Entertainment (JYPE) baseada em Seattle. Escolhido a ddo pelo fundador da companhia, Jay mudou-se para a Coréia do Sul em janeiro de 2005 para receber treinamento em dança, rapping, canto e na língua coreana.

DEBUT E CARREIRA NO 2PM
A primeira aparição de Jay na tv coreana foi em fevereiro de 2008, no reality show da Mnet "Hot-Blooded Men". O programa mostrava a luta de 13 jovens treinandos para conseguir a chance de fazer parte de um dos novos grupos da JYPE - 2AM e 2PM. Ao fim da competição, Jay Park foi escolhido o lider da boyband 2PM.
No dia 4 de setembro de 2008, o 2PM debutou com a música "10 point out of 10 points" (10점 만점에 10점) no programa M!Countdown, após lançar seu primeiro single "Hottest Time of the Day". O grupo rapidamente ganhou popularidade, participando de muitos programas de sucesso (como o "Idol Army" da MBC) e ganhando muitos premios. O sucesso continuou crescendo após o lançamento do segundo single "I hate you" (니가 밉다).
Entretanto, o talento individual de Jay Park não passou despercebido. Mesmo antes do debut, ele colaborou com artistas como Shorty Jang -goon e Ye-eun (Wonder Girls) na música "Jeong" (正) para a trilha sonora da miniserie da KBS Conspiração na corte de justiça (한성별곡). Ele escreveu letras de rap para a musica "To Luv..." do grupo V.O.S em 2009. Também contribuiu com raps para uma serie de apresentações especiais ao vivo do "A Tear In A Second" (1초에한방울) com o músico K.will e "Heart Damage" (마음이다쳐서) com a cantora Navi. Além disso, seu conhecido humor e jeito brincalhão fizeram dele popular entre apresentadores de tv e audiência, permitindo que ele aparecesse em diversos programas como Star King (SBS), Introducing Star's Friend (MBC) e Jay também era regularmente escolhido para o elenco do programa sobre cultura coreana Nodaji (MBC).

CONTROVÉRSIA E HIATUS
No dia 4 de setembro de 2009, alguns comentarios foram encontrados no Myspace pessoal de Jay Park. Escritos para um amigo ainda em 2005, foram mal interpretados e mal traduzidos pela midia coreana, gerando varios novos artigos, que por fim levaram a uma onda de nacionalismo, ofensas à Jay Park, além de pedidos para que ele fosse expulso da Coréia ou até mesmo para que se suicidasse. Jay Park mostrou remorso e vergonha pelo seu passado, pedindo desculpas oficialmente. Em uma carta, ele reafirmou o pedido de desculpas dizendo "Eu tenho orgulho de ser coreano, eu amo a Coréia...e aonde quer que eu for, seja o que for que eu faça, eu tentarei o melhor que posso para representar bem a Coréia". Apesar disso, foi anunciando que o 2PM continuaria suas atividades com 6 membros temporariamente. Jay saiu da Coréia no dia 8 de setembro e prometeu "Eu voltarei uma pessoa melhor."
Em Seattle, ele mantinha silencio sobre um possivel retorno ao 2PM, apesar das persistente midia coreana sempre tentando contato. Entretanto, em sua ultima entrevista antes de sair da Coréia, ele discutiu seus planos de refletir e continuar seus treinamento musical. Mas logo no inicio de Novembro de 2009, fãs com olho de aguia encontraram e divulgaram imagens de batalhas de b-boy em que Jay particiou, mesmo com seus esforços para esconder seus rosto diante das cameras. Embora estivesse incapaz de se comunicar com suas fãs durante esse tempo, ele usou diferentes camisetas da AOM enviadas para ele como presentes em varias competições, mostrando gratidão aqueles que sempre o apoiaram.

MOVIMENTO DE APOIO DOS FÃS
Em resposta a controversia causada no passado, fãs coreanos e de todo o mundo organizaram varios projetos para dar voz ao seu apoio à Jay Park e seu retorno ao 2PM. Uma petição entitulada “Please Forgive Our Jaebeom Just This Once” foi lançada dias após o escandalo e conseguiu 6 mil assinaturas em dois dias. Logo após a sua partida para os Estados Unidos foi revelado que os comentarios em questão foram traduzidos de maneira errada e tirados de contexto, incitando uma protestos em larga escala. Muitos fãs dentro da Coréia do Sul e em outros países participaram de um boicote aos produtos do 2PM, organizaram protestos silenciosos e flash mobs. Fãs internacionais levantaram dinheiro para comprar um sky banner (aquelas mensagens carregadas por aviões, geralmente, vistos em praias brasileiras) com a messagem "J, WHAT TIME IS IT NOW?" que foi visto passar por Seattle as 2 horas (2:00 p.m.) no dia 29 de setembro.Além de varios outros projetos de caridade, como o Love&Respect4Life que continua a apoiar varias causas em homenagem a Jay Park, contribuindo com esforços de limpeza do derramamento de petroleo no Golfo Pérsico através de doações e patrocinando duas crianças africanas, uma delas chegou a receber uma carta escrita por Jay Park em 2010.

DEMISSÃO DA JYPE
No dia 25 de fevereiro de 2010, a JYPE anunciou que eles encerraram seu contrato com Jay Park permanentemente com a unanime concordância dos outros seis membros do 2PM. A empresa citou um erro moral, mas não ilegal, que ele havia admitido em dezembro do ano anterior. Nenhuma outra explicação foi oferecida, apesar das garantias anteriormente dadas pela JYPE afirmando a permanencia de Jay Park no 2PM, incluindo a publicidade para o primeiro album do grupo 1:59PM, que afirmava para o publico e para seus fãs que o 2PM sem Jay Park estava incompleto.
Na conferência dada aos jornalistas e fãs, a JYPE continuou sem dar explicações suficientes sobre o caso, despertando ceticismo em relação aos motivos por trás da recisão de contrato do líder do grupo. A respeito desse assunto, em junho de 2010, Jay Park declara aos seus fãs "Diante de Deus, diante da minha familia e diante de todos os meus fãs, se eu puder ser considerado um homem honrado, isso é suficiente."

REAPARIÇÃO E ATIVIDADES AMERICANAS
Como resultado da conferencia de fevereiro, muitos mostraram apoio ao futuro incerto de Jay Park. Fãs de Seattle acompanharam sua participação da competição de b-boy Breakin' For Haiti. Mas seu retorno explosivo foi com o lançamento do cover de "Nothin'on you" no youtube. Em uma pequena mensagem ele agradeceu o apoio dos fãs, da familia, do AOM e expressou boa sorte para os outros membros do 2PM. E a resposta ao seu video logo chamou atenção, despertando a atenção da imprensa americana e coreana.
Dia 3 de abril ele já participava do Rutgers University's Project Korea III: KSA Cinderella Story com seus companheiros do AOM ChaCha, Dialtone e Junior. Ingressos foram vendidos rapidamente e fãs twitavam sobre a apresentação para aqueles que não poderiam estar lá para assistir. Mais uma vez, Jay provava que ainda poderia entreter uma plateia com seus talentos.
Já em 4 de abril um representante do filme americano Hype Nation anunciou a Jay Park como parte do elenco. Filme este que teria a maior parte das cenas gravadas na Coréia. Em 20 de abril, o diretor musical do filme, Teddy Riley, anunciou que Jay também estaria na trilha sonora, junto de consagrados artistas do hip hop, como Snoop Dogg e T-Pain. Além disso, Jay Park participou da turnê americana e asiatica do filme com seus companheiros de elenco do grupo americano B2K em dezembro do mesmo ano.
Ainda no mês de abril de 2010, Jay Park colaborou na faixa "Clouds" do album do rapper independente Dumbfoundead, junto a Clara Chung, deixando fãs entusiasmados e com criticas positivas até de quem não era fã.
Em maio, Ned Sherman (CEO da empresa Digital Media Wire) anunciou que se tornaria o responsavel legal pela carreira de Jay e que a dupla já trabalhava em novos projetos. Ainda no mesmo mês, Jay apresentou com o rapper Dumbfoundead em Seattle. Apresentação que tinha a participação dos companheiros do AOM,o produtor Kero One e os respeitados artistas do hip hop, MYK e Dok2.

SENHOR PARK RETORNA PARA A CORÉIA
Em um passo surpreendente, a Warner Music Korean lançou uma versão digital para a musica "Nothin'on you" de B.O.B com a participação de Jay Park. A musica imediatamente alcançou os primeiros lugares nas paradas coreanas, apesar de ter sido lançada bem depois da original com Bruno Mars.
O album de B.o.B com a inclusão da faixa gravada com Jay Park foi vendida em edição limitada no dia 19 de julho, vendendo 1500 copias no primeiro dia.
Acompanhando seu retorno musical a Coréia, Jay, voltou ao país para começar as filmagens de Hype Nation. Em sua chegada a Incheon, ele foi recebido por 2 mil fãs de todas as idades, meios de comunicação se reuniram para recebe-lo, enquanto fãs de todo o mundo acompanhavam tudo em tempo real pelo twitter e fotos, celebrando com a tag "JayIsBack" no twitter. Além de movimentar muitos sites pela Coréia comemorando seu retorno.
Horas depois de sua partida de Seattle, Jay Park fez uma declaração em seu site oficial a fim de "Colocar [seu] passado para trás". Ele pediu perdão aos fãs e aos outros membros do 2PM sobre o que havia acontecido após sua saída do grupo, expressando desejando boa sorte a eles. Ele ainda expressou seu amor e gratidão aos fãs pela oportunidade que eles lhe deram e seu desejo por fazer com que os fãs fiquem orgulhosos por ele seguir em frente em um "novo capitulo de sua vida."

0 comentários: